Veja como configurar seus programas de email para reconhecer spam:

Outlook express:

1. Clique em "Ferramentas";
2. "Regras para Mensagens" -> "Emails"
3. Em "Selecione as condições para a regra:", selecione "Quando a linha de Assunto contiver palavras específicas";
4. Em "Selecione as ações para a regra:", selecione "Move-la para a pasta especificada";
5. No campo 3, clique em "contiver palavras específicas", preencha a caixa de texto que ira
aparecer com *****SPAM*****, clique em adicionar e depois em OK;
6. Depois disso, ainda no campo 3, clique em "especificada" e selecione a pasta para a qual você quer mover o SPAM. Caso, queira criar uma nova pasta, clique em "Nova pasta" e a crie conforme as instruções;
7. Feito isso, preencha o campo 4 com um nome qualquer para a regra (ex.: ip2-spam)
8. Clique em OK.

Feito isso, todas as mensagens classificadas como SPAM pelos nossos servidores irá ser movida para a pasta escolhida.

WEBMAIL:

O procedimento para o webmail será feito em dois passos.
Primeiro vamos criar uma pasta para os arquivos de SPAM e depois uma regra para mover os SPAMs para esta pasta.
1. Para criar a nova pasta, clique em "cx. de entrada" e preencha o primeiro campo de texto da página com o nome da nova pasta (ex.: spam);
2. Clique em "criar nova caixa postal";
3. Clique em "automatizar", no topo da tela;
4. Preencha o primeiro campo de texto da tela com um nome para a nova regra (ex.: spam);
5. Clique em "Adicionar regra";
6. Clique em "Editar";
7. Na opção "Data", selecione "Subject ", "is" e preencha o campo parâmetro com *****SPAM*****
8. Em "Ação", selecione "Store in";
9. No campo parâmetros, preencha com o nome da nova pasta com " ~/ " Ex. ~/Spam;
10. Clique em "Confirmar".
Feito isso, todas as mensagens que chegaram ao seu e-mail classificadas como SPAM pelo nosso servidores, serão armazenadas na pasta especificada.

Spam é normalmente uma propaganda por e-mail que você recebe sem tê-la solicitado.
Hoje em dia vem crescendo de forma muito rápida e pode representar um problema para os internautas.


Porque você recebe spam: Seu endereço de E-Mail existe na Internet (você o utilizou para comunicar-se com amigos ou profissionalmente, você se inscreveu em uma lista de discussão, você deixou seu E-Mail em uma loja virtual na Internet etc.). Quando um spammer (a pessoa que envia spam) encontra seu endereço lhe enviará alguns E-Mails não solicitados. É muito comum no final deste E-Mail achar uma mensagem que fala "não quero mais receber este E-Mail". Quando você clica neste link, ou pior, responde para não receber mais E-Mail na verdade você acabou de informar o spammer que este Endereço existe e que tem uma pessoa que o utiliza. Na seqüência você vai começar a receber mais e mais spams. Seu endereço vai ser trocado entre vários spammers, podendo até ser incluído em alguma listagem e vendido em CD-ROMS com milhares de outros E-Mails.

O Problema: Spam custa caro para quem recebe e custa muito pouco para quem envia. Se você tem uma conexão banda larga, receber spam pode não lhe custar tempo de conexão, mas facilmente vai custar-lhe alguns minutos a mais para limpar sua caixa postal. Nos barramos uma quantidade muito grande de spam em nossos servidores, prevenindo que você sequer os receba, porém o volume é muito grande e os truques dos spammers estão cada vez mais elaborados, desta forma é quase impossível barrar 100%.

1. Análise de spam (via programas como spamcop) no servidor. Você pode optar para deletar as mensagens reconhecidas como spam no servidor, ou pode identificar-las no webmail ou no seu programa de email
2. DNS Blacklisting.
3. Bloqueio do IP's. Isto quer dizer que bloqueamos o recebimento de E-Mails de Servidores de E-Mail (pelo endereço IP) que conhecidamente enviam spam.
4. Bloqueio de domínios. Isto quer dizer que bloqueamos o recebimento de E-Mails de domínios que conhecidamente enviam spam.
5. Filtragem e outros recursos. Para não entregar demais para os spammers não vamos entrar em mais detalhes.

Se você tem dúvidas a respeito do processo por favor entre em contato com nosso departamento de redes.

O que você pode fazer: Proteja seu endereço de E-Mail, nunca responda aos pedidos de "remova-me" em spams. Utilize nossa filtragem de spam (no webmail ou no seu programa de email, veja detalhes no começo desta página).

Não atraia mais spam:

Um dos maiores problemas que os que mandam e-mail inútil e spammers compartilham são os vários endereços de e-mails “mortos” (inexistentes). Enquanto não custa nada para um spammer mandar e-mail para um endereço morto ainda tem uma vantagem que é saber se o endereço é válido. A maioria dos spammers ganham dinheiro revendendo suas listas. Se eles conseguem aumentar sua lista de “pessoas de verdade” , a lista acaba por ter um valor maior para os anunciantes.

Então como um spammer limpa a lista? Simples, pedindo para o remetente responder o e-mail. A pior coisa que você pode fazer atualmente é comprar algo de um spammer.

Para a maioria dos remetentes, spam é uma coisa inconveniente e eles gostariam de fazer algo contra isso. E os spammers sabem disso, então colocam uma mensagem dizendo “Clique aqui para não receber mais esse e-mail” por exemplo. Então, o usuário sem malícia clica e entra com suas informações esperando nunca mais receber o spam. Mas na verdade, o resultado é que agora, ele recebe mais spams enviados para seu endereço de e-mail “válido”.

Spammers também podem conseguir confirmação de sua existência quando você abre uma mensagem de spam em HTML. Através de imagens ou “web bugs”, o servidor de spam consegue a confirmação quando vocé abre o e-mail.
Dica: Após removoer worms, spywares e virus desabilite o backup do Windows ME / XP e de outros eventuais programas de backup, pois caso a “volta no tempo” seja efetuada. Você pode voltar a ter os mesmos problemas.

Conheça também nossa Norma Anti-Spam.